Imagem Pixabay
Existem inúmeros tipos de planos de leitura bíblica disponíveis atualmente. Mas antes de decidir por onde começar, lembre-se que o mais importante é dedicar-se em conhecer e prosseguir no conhecimento de Deus e da Sua Palavra (Oséias 6:3).
Em primeiro lugar, cada pessoa deve escolher o plano mais apropriado para si mesmo. Decida conforme:
- seu objetivo (tenha uma meta: conhecer mais a Deus!),
- seu nível de familiaridade com as Escrituras e
- sua disponibilidade de tempo para leitura e estudo da Bíblia.
Contudo, independentemente de qual seja o plano, tenha sempre em mente que é imprescindível ler a Palavra de Deus com regularidade e com profundidade. Ela é o alimento que todo filho de Deus necessita:
Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".
Mateus 4:4
Planos para Iniciantes
Se você nunca leu a Bíblia, ou ainda está se familiarizando com os textos e histórias bíblicas, comece lendo um dos quatro Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas ou João. Através dessa leitura você irá conhecer a história da vida e obra do Senhor Jesus Cristo. Ele ocupa lugar central em toda a Bíblia e é a chave para compreendermos o que Deus quer comunicar à humanidade.
1. Plano de Leitura - Evangelho segundo João
Apresentação: O Evangelho de João possui 21 capítulos e foi escrito pelo apóstolo João. É considerado um dos livros mais espiritual e profundo da Bíblia e realça a divindade de Jesus Cristo. Neste Evangelho, João registra oito milagres de Cristo, a fim de inspirar a fé dos leitores no Filho de Deus.
Duração: 21 dias.
Como fazer? Leia um capítulo por dia. Anote as dúvidas e as novidades que vai encontrando em sua leitura diária. Anote ou marque versículo chave na leitura de cada dia.
Desafio final: Quais foram os 8 milagres relatados por João nesse Evangelho? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?
Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (7 dias), leia 3 capítulos do Evangelho de João por dia.
2. Plano de Leitura - Louvor e gratidão com Salmos
Apresentação: Os Salmos são 150 cânticos espirituais ou poemas, compostos por levitas e poetas no período do Antigo Testamento. Os temas mais recorrentes são louvor, oração e gratidão a Deus. O livro dos salmos possui uma grande lista de autores diferentes: o famoso rei Davi (escreveu outros além do salmo mais conhecido popularmente, o salmo 23), Salomão, Os filhos de Coré (ou Coraítas), Asafe, Moisés, dentre outros.
Duração: 50 dias.
Como fazer? Leia 3 salmos por dia. Anote as dúvidas e as novidades que vai encontrando em sua leitura diária. Sublinhe ou marque versículos que tenham chamado sua atenção na leitura de cada dia.
Desafio final: Quais são os seus Salmos preferidos? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?
Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (30 dias), leia 5 Salmos a cada dia.
3. Plano de Leitura - Gotas de Sabedoria: Livro de Provérbios
Apresentação: O Livro de Provérbios é uma coleção de ditados ou máximas morais e religiosos que apontam para a virtude e advertem contra os vícios de uma vida sem a sabedoria de Deus. Esse livro apresenta ensinamentos diversos sobre a sabedoria para uma vida correta e honesta, sobre justiça, equilíbrio, pureza, trabalho e outros.
Duração: 31 dias (1 mês).
Como fazer? Leia 1 capítulo de Provérbios a cada dia. Anote ou marque versículos que mais tenham chamado a sua atenção na leitura de cada dia.
Desafio final: Quais são os seus Provérbios preferidos? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?
Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (16 dias), leia 2 capítulos a cada dia. No último dia, lerá apenas 1.
Na próxima iremos trazer o plano de leitura completo, até lá.
Fonte: Bíblia.on
Comentários
Postar um comentário