Pular para o conteúdo principal

Plano de leitura da Bíblia.

 

                                                         Imagem Pixabay

Existem inúmeros tipos de planos de leitura bíblica disponíveis atualmente. Mas antes de decidir por onde começar, lembre-se que o mais importante é dedicar-se em conhecer e prosseguir no conhecimento de Deus e da Sua Palavra (Oséias 6:3).

Em primeiro lugar, cada pessoa deve escolher o plano mais apropriado para si mesmo. Decida conforme:

  • seu objetivo (tenha uma meta: conhecer mais a Deus!),
  • seu nível de familiaridade com as Escrituras e
  • sua disponibilidade de tempo para leitura e estudo da Bíblia.

Contudo, independentemente de qual seja o plano, tenha sempre em mente que é imprescindível ler a Palavra de Deus com regularidade e com profundidade. Ela é o alimento que todo filho de Deus necessita:

Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'".

Mateus 4:4

Planos para Iniciantes

Se você nunca leu a Bíblia, ou ainda está se familiarizando com os textos e histórias bíblicas, comece lendo um dos quatro Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas ou João. Através dessa leitura você irá conhecer a história da vida e obra do Senhor Jesus Cristo. Ele ocupa lugar central em toda a Bíblia e é a chave para compreendermos o que Deus quer comunicar à humanidade.

1. Plano de Leitura - Evangelho segundo João

Apresentação: O Evangelho de João possui 21 capítulos e foi escrito pelo apóstolo João. É considerado um dos livros mais espiritual e profundo da Bíblia e realça a divindade de Jesus Cristo. Neste Evangelho, João registra oito milagres de Cristo, a fim de inspirar a fé dos leitores no Filho de Deus.

Duração: 21 dias.

Como fazer? Leia um capítulo por dia. Anote as dúvidas e as novidades que vai encontrando em sua leitura diária. Anote ou marque versículo chave na leitura de cada dia.

Desafio final: Quais foram os 8 milagres relatados por João nesse Evangelho? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?

Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (7 dias), leia 3 capítulos do Evangelho de João por dia.

2. Plano de Leitura - Louvor e gratidão com Salmos

Apresentação: Os Salmos são 150 cânticos espirituais ou poemas, compostos por levitas e poetas no período do Antigo Testamento. Os temas mais recorrentes são louvor, oração e gratidão a Deus. O livro dos salmos possui uma grande lista de autores diferentes: o famoso rei Davi (escreveu outros além do salmo mais conhecido popularmente, o salmo 23), Salomão, Os filhos de Coré (ou Coraítas), Asafe, Moisés, dentre outros.

Duração: 50 dias.

Como fazer? Leia 3 salmos por dia. Anote as dúvidas e as novidades que vai encontrando em sua leitura diária. Sublinhe ou marque versículos que tenham chamado sua atenção na leitura de cada dia.

Desafio final: Quais são os seus Salmos preferidos? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?

Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (30 dias), leia 5 Salmos a cada dia.

3. Plano de Leitura - Gotas de Sabedoria: Livro de Provérbios

Apresentação: O Livro de Provérbios é uma coleção de ditados ou máximas morais e religiosos que apontam para a virtude e advertem contra os vícios de uma vida sem a sabedoria de Deus. Esse livro apresenta ensinamentos diversos sobre a sabedoria para uma vida correta e honesta, sobre justiça, equilíbrio, pureza, trabalho e outros.

Duração: 31 dias (1 mês).

Como fazer? Leia 1 capítulo de Provérbios a cada dia. Anote ou marque versículos que mais tenham chamado a sua atenção na leitura de cada dia.

Desafio final: Quais são os seus Provérbios preferidos? O que você aprendeu através da leitura desse Plano?

Variação - Leia mais rápido: Caso queira ler em menos tempo (16 dias), leia 2 capítulos a cada dia. No último dia, lerá apenas 1.

Na próxima iremos trazer o plano de leitura completo, até lá.

Fonte: Bíblia.on



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 
 

Como criar um diário de oração.

     . Compre um diário. Qualquer tipo de diário pode ser utilizado, contanto que tenha páginas suficientes para escrever e nada escrito nele. O número de páginas é importante, o ideal é que o diário tenha no mínimo 70 páginas para que possa durar algum tempo. Um caderno comum em branco poderia ser utilizado, se você não tiver dinheiro para comprar um diário, mas precisa ser algo que você irá utilizar exclusivamente para registrar suas orações.        Escreva uma oração . Não importa como você irá escrevê-la. Apenas escreva. Mas certifique-se de incluir a data. Você irá querer saber o dia que escreveu aquela oração mais tarde. Quando você estiver escrevendo, não deixe nada de fora. Basta colocar sua oração da forma que as coisas estão vindo na sua mente. Escreva exatamente o que você diria se estivesse "conversando" com Deus. Basta falar com o pai do céu. Você não precisa escrever orações cheias de frases de estilos. Na verdade, uma oraç...